E. E. “Maurílio Albanese Novaes”
Natureza do trabalho:
Estudos Orientados Presenciais Disciplina: Português Valor:
40,0 pontos
Professora: Eliana Maria Data __/___/2012
Aluno:
__________________________ Nº ____ Série 1°
Turma ______
“Não desampares a
sabedoria, e ela te guardará; ama-a e ela te protegerá... em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se
correres não tropeçarás”. Provérbios 4.6,12
|
Instruções
- Este trabalho deverá ser manuscrito.
- Não será aceito trabalho com rasuras, nem folhas amassadas ou
dobradas.
- Perguntas e respostas feitas a caneta.
Usar cores diferentes para separar pergunta de resposta (azul ou preta).
- Resolva as questões, estude, reveja as atividades feitas.
- Procure o professor em caso de dúvidas.
- Muito capricho e bom trabalho!
1 – Responda: O que é literatura?
2 – Definir as funções hedonistica e
catártica da literatura.
3 - O que é gênero textual?
4
–
Caracterize:
a)
Gênero lírico
b)
Gênero
épico
c)
Gênero
dramático
d)
Gêneros
narrativos modernos
5 – Conceitue:
a)
Linguagem
verbal e não verbal.
b)
Linguagem
mista
c)
Linguagem
digital
d)
Locutor,
locutário e interlocutores
e)
Variedade
linguística, variedade padrão, variedade não padrão e gíria
6 – Elabore um quadro resumo com as
características das cantigas trovadorescas.
7 – Cite as características do Classicismo.
8
- O que foi Barroco?
9
- Cite os aspectos identificados na produção literária do Barroco Português.
10
- Gregório de Matos cultivou 3 vertentes da poesia lírica. Cite-as.
Leia o texto:
A
Christo S. N. Crucificado estando o poeta na última hora de sua vida.
Meu Deus, que estais pendente em um madeiro,
Em cuja lei protesto viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme, e inteiro.
Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minh vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai manso Cordeiro.
Mui grande é vosso amor, e meu delito,
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Esta razão me obriga a confiar,
Que por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.
11. No poema anterior, como em vários outros
da lírica religiosa de Gregório de Matos, o poeta explora algumas ambiguidades
inerentes à doutrina católica. Assinale a alternativa correta quanto à presença
dessa característica no poema.
a) O eu-lírico manifesta sua desconformidade
com a doutrina católica, protestando contra o fato de ter de viver na "lei
de Deus" (primeira estrofe).
b) O eu-lírico confia no perdão divino,
escudado no argumento de que o pecado, por maior que seja, é finito, enquanto o
amor de Deus é, necessariamente, infinito (terceira e quarta estrofes).
c) O eu-lírico, descontente com a própria
sorte, é cético quanto à possibilidade de que Jesus interceda, no momento
crucial de sua morte, em seu favor (segunda estrofe).
d) O eu-lírico argumenta em favor de si mesmo
ao recordar que a razão o leva a acreditar em Deus, mas a emoção, em conflito,
leva-o a descrer e a pecar, e) O eu-lírico é irônico ao considerar
"santa" a lei de Deus, e afirma que, apesar dela, morrerá fiel aos
seus próprios princípios (primeira estrofe).
12 - Com
referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco estabelece contradições entre
espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu
próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) O Barroco apresenta como característica
marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado,
o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca vincula-se à
Contra-Reforma.
e) O Barroco caracteriza-se pela sintaxe
obscura, uso de hipérboles e de metáforas.
13 - Assinale a alternativa incorreta.
a) O Cultismo, ou Gongorismo, é a vertente
barroca voltada para as imagens, a manipulação verbal, a ornamentação estilística.
b) O Conceptismo é a vertente barroca voltada
para o jogo de idéias, a argumentação sutil que visa a convencer pelos recursos
da lógica.
c) A linguagem cultista tende ao
rebuscamento, ao preciosismo, pelo acúmulo de figuras (metáforas, antíteses,
hipérboles, sinestesias, hipérbatos, quiasmos, anáforas etc.).
d) A linguagem conceptista é menos rebuscada
que a gongórica, volta-se mais para o conteúdo das palavras, para a essência de
sua significação.
e) Cultismo e Conceptismo são pólos opostos
do Barroco e tendem a ser mutuamente excludentes.
14- Leia o trecho de um sermão, do Padre
António Vieira:
Será porventura o estilo que hoje se usa nos
púlpitos um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão
afetado, um estilo tão encontrado a toda parte e a toda a natureza? O estilo há
de ser muito fácil e muito natural. Compara Cristo, o pregar e o semear, porque
o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte.
O objetivo do autor é:
a) destacar que a naturalidade - propriedade
da natureza pode tornar mais claro o estilo das pregações religiosas.
b) salientar que o estilo usado na igreja,
naquela época, não era afetado nem dificultoso.
c) argumentar que a lição de Cristo é
desnecessária para os objetivos da pregação religiosa.
d)mostrar que, segundo o exemplo de Cristo,
pregar e semear afetam o estilo, porque são práticas inconciliáveis.
15- Assinale a alternativa verdadeira sobre
Pe. Vieira e sua obra:
a) Representa o abrasileiramento do estilo
barroco pela incorporação de tupinismos, termos africanos e do falar coloquial
à sua obra.
b) Afastou-se totalmente do Cultismo ou Gongorismo,
atitude que radicalizou a partir do Sermão da Sexagésima.
c) Defendeu o Conceptismo, o primado da
ideia, dos argumentos, da "palavra de Deus" sobre o malabarismo
verbal e sobre o preciosismo estéril.
d) Como jesuíta, concentrou-se nos temas
místicos: a devoção mariana, a elevação espiritual, o afastamento das questões
mundanas.
16 - Assinale o
item verdadeiro sobre a poesia de Gregório de Matos.
a) Escreveu
somente poesias satíricas.
b) Satirizou
duramente os ricos e os poderosos, mas defendeu os pobres e os oprimidos da
sociedade baiana e brasileira.
c) Fez poesia
satírica, lírico-amorosa e sacra, mas notabilizou-se na poesia satírica.
d) Fez poesia
satírica, lírico-amorosa e sacra, mas só a poesia satírica possui qualidades
literárias.
17 - (UFAC/2007)
O Arcadismo brasileiro surgiu por volta de 1700, tingindo as artes de uma
nova tonalidade burguesa, só não se pode afirmar que
a) Tem suas fontes nos antigos grandes
autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas.
b) Apresentou uma corrente de conotação
ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos
abusos de poder da Coroa Portuguesa.
c) Legou a nós os poemas de feição épica
Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão e O Uraguai, de Basílio da Gama, no
qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
d) Teve em Cláudio Manuel da Costa o
representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos
camonianos da lírica amorosa.
18
- Ao caracterizar a poesia de Bocage (1765-1805), o Professor Massaud Moisés
afirma:
“A primeira fase, ou maneira, da poesia
bocageana marca-se pelo influxo maior
das regras e convenções trazidas pelo
neoclassicismo arcádico, sintetizadas no
culto do Fingimento e da Dependência
[...] Então, amargando amores infelizes,
o poeta cerca-se de imagens mitológicas e
clássicas, numa flagrante transposição de seus
infortúnios.” (MOISÉS,
Massaud. A Literatura Portuguesa. 29. ed. São Paulo: Cultrix,
1988. p.
130)
Considerando
o conjunto de características apresentadas
pelo Professor Massaud Moisés, os versos
que correspondem à primeira fase de Bocage
são:
(A) “Ó retrato da morte, ó Noite amiga / Por
cuja
escuridão suspiro há tanto! / Calada
testemunha
de meu pranto, / De meus
desgostos
secretária antiga!”
(B) “Quando à que me rendeu jurava ufano /
Gostar
por ela do funéreo instante, / Dizia a
doce
amada ao terno amante: / ‘Inália
morrerá
se morre Elmano!’ ”
(C) “Aos olhos meus, de prantear cansados, /
Cansados
de velar, teu vôo inclina; / E vós,
sonhos
d’amor, trazei-me Alcina, / Dai-me a
doce
visão de seus agrados:”
(D) “Vagueava o meu bem num ermo agreste, /
Onde
o mocho agoureiro se carpia
[lamentava],
/ Não tão meiga e gentil como
algum
dia, / Mas inda conservava um ar
celeste:”
19 - Considere as afirmativas abaixo,
referentes ao Arcadismo brasileiro:
I. A natureza adquire um sentido de
simplicidade, verdade e harmonia, impondo-se como modelo para a realização do
ser humano.
II. A vinculação ao mundo natural se dá
através de uma poesia de caráter pastoril.
III. Defende-se a imitação da simplicidade
dos autores clássicos, que produziram suas obras na Antiguidade Greco-Romana e no Barroco.
IV. Há uma forte ligação com a Inconfidência
Mineira, pelo fato de poetas como Cláudio Manuel da Costa e Tomás António
Gonzaga terem se envolvido na rebelião contra a metrópole.
V. Os poetas enfatizam a subjetividade, pois
estavam convencidos de que deviam expressar em seus textos sentimentos
intensos, passionais e impulsivos.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I e III, apenas.
b) I, III, IV e V, apenas.
c) II e V, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
20 – (UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopéia.
a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um
suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se
beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se
escreveu.” (Clarice Lispector)
d) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de
pia”. (João Cabral de Melo Neto)
(ANHEMBI)
“A novidade veio dar à praia
na qualidade rara de sereia
metade um busto de uma deusa maia
metade um grande rabo de baleia
a novidade era o máximo
do paradoxo estendido na areia
alguns a desejar seus beijos de deusa
outros a desejar seu rabo pra ceia
oh, mundo tão desigual
tudo tão desigual
de um lado este carnaval
do outro a fome total
e a novidade que seria um sonho
milagre risonho da sereia
virava um pesadelo tão medonho
ali naquela praia, ali na areia
a novidade era a guerra
entre o feliz poeta e o esfomeado
estraçalhando uma sereia bonita
despedaçando o sonho pra cada lado”
(Gilberto
Gil – A Novidade)
21 - Gilberto Gil em seu poema usa um
procedimento de construção textual que consiste em agrupar idéias de sentidos
contrários ou contraditórios numa mesma unidade de significação. A figura de
linguagem acima caracterizada é:
a) Metonímia.
b) Paradoxo.
c) Hipérbole.
d) Sinestesia.
22 - (UFPE) Nos enunciados
abaixo, a palavra destacada NÃO
tem sentido conotativo em:
a) A comissão técnica
está dissolvida. Do goleiro ao ponta-esquerda.
b) Indispensável à boa
forma, o exercício físico detona músculos e ossos, se mal praticado.
c) O melhor tenista
brasileiro perde o jogo, a cabeça e o prestígio em Roland Garros.
d) Sob a mira da
Justiça, os sorteios via 0900 engordam o caixa das principais emissoras.
23 - Identifique as figuras de linguagem
presentes nas passagens abaixo:
a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro
Alves)
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor.
c) Amou daquela vez como se fosse máquina.
(Chico Buarque)
d) Ela se preocupa tanto com o passado que
esquece o presente.
e) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu
dinheiro.
f) Como você escreve bem, meu vizinho de 5
anos teria feito uma redação melhor!
g) Já lhe disse isso um milhão de vezes
h) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora
dança!”
i) O que o vago e incógnito desejo de ser eu
mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa)
j) A Amazônia é o pulmão do mundo.
24 - Marque a frase em que deve ser empregada a
primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:
a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias
(emergem - imergem)
b) Nunca o encontro na _________ em que
trabalha (sessão - seção)
c) Já era decorrido um _______ que ela havia
partido, (lustre - lustro)
d) O prazo já estava _______ (prescrito -
proscrito);
e) O fato passou completamente ________
(desapercebido- despercebido).
25- Marque a frase que se completa com o segundo
elemento do parênteses:
a) A recessão econômica do país faz com que
muitos _________ (emigrem - imigrem)
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já
pedia muitos ________ (consertos - concertos)
c) A ditadura _________ muitos políticos de
oposição; (caçou - cassou)
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso
em___________ (flagrante - fragrante)
e) O juiz _________ expulsou o atleta
violento (incontinenti- incontinente).
26- Marque a alternativa que se completa
corretamente com o segundo elemento do parênteses:
a) O sapato velho foi restaurado com a
aplicação de algumas ________ (tachas-taxas)
b) Sílvio _________ na floresta para caçar
macacos (imergiu-emergiu)
c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______
a porta (cerrou-serrou)
d) Bonifácio ________ pelo buraco da
fechadura (expiava-espiava)
e) Quando foi realizado o último ________ ?
(censo- senso).
27 - Marque a alternativa que se completa com o
primeiro elemento do parênteses:
a) A polícia federal combate o _________ de
cocaína (tráfego-tráfico)
b) No Brasil é vedada a ________ racial;
embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação)
c) Você precisa melhorar seu __________ de
humor (censo-senso)
d) O presidente _________ antecipou a queda
do muro de Berlim (ruço-russo)
e) O balão, tremelizindo _________ para o céu
estrelado (acendeu-ascendeu).
28- (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de
prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não
ocorre nenhuma silabada:
a. Eis aí um protótipo de rúbrica de um homem
vaidoso.
b. Para mim a humanidade está dividida em
duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c. Os arquétipos de iberos são mais pudicos
que se pensa.
d. Nesse ínterim chegou o médico com a
contagem de leucócitos e o resultado da cultura de levêdos.
e. Ávaro de informações, segui todas as
pegadas do éfebo.
29- (FGV-RJ) Assinale a alternativa em que
todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau
b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás
c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço
d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão
e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo
30- Complete as lacunas com a expressão
correta (entre parênteses):
“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos
arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a
_______ (área - aria);
a) cervo – cartuxos – área;
b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área;
d) servo – cartuchos – área;
31 -.O __________ (emérito-imérito) causídico
____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava
na __________(eminência-iminência) de escapar da prisão:
a) emérito – delatou – iminência;
b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência;
d) imérito – delatou – iminência;
32 - Complete as lacunas usando adequadamente
(mas / mais / mal / mau):
“Pedro e João ____ entraram em casa,
perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã caçula escolhera um ____
momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois
irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com
os primos e a tia.”
a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;
d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.
33 - Leia as frases abaixo:
1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______
vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros
programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com
Alfredo.
34 - Escolha a alternativa que oferece a
seqüência correta de vocábulos para as lacunas existentes:
a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .
35- Indique a alternativa que contém a seqüência
necessária para completar as lacunas abaixo:
“A ______ de uma guerra nuclear provoca uma
grande _______ na humanidade e a deixa _______com relação ao futuro da vida na terra.”
a) espectativa – tensão – exitante;
b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante;
d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.
36 - Complete corretamente as lacunas:
“O _______ de veículos de grande porte, em
vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos
carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;
a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam –
conserto;
d) tráfego – infrações – infrações –
conserto;
e) tráfico – infrações – infrações –
concerto.
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