terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Trabalho de Estudos Orientados Presenciais 1º ano Ensino Médio



E. E. “Maurílio Albanese Novaes”
Natureza do trabalho:  Estudos Orientados Presenciais  Disciplina: Português   Valor: 40,0 pontos  
Professora: Eliana Maria      Data __/___/2012
Aluno: __________________________  Nº ____    Série 1°   Turma ______

 
“Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a e ela te protegerá... em andando por  elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres não tropeçarás”. Provérbios 4.6,12
 

Instruções
  • Este trabalho deverá ser manuscrito.
  • Não será aceito trabalho com rasuras, nem folhas amassadas ou dobradas.
  • Perguntas e respostas feitas a caneta. Usar cores diferentes para separar pergunta de resposta (azul ou preta).
  • Resolva as questões, estude, reveja as atividades feitas.
  • Procure o professor em caso de dúvidas.
  • Muito capricho e bom trabalho!

1 – Responda: O que é literatura?
2 – Definir as funções hedonistica e catártica  da literatura.
3 - O que é gênero textual?
4      – Caracterize:
a)      Gênero lírico
b)    Gênero épico
c)     Gênero dramático
d)    Gêneros narrativos modernos

5 – Conceitue:
a)     Linguagem verbal e não verbal.
b)    Linguagem mista
c)     Linguagem digital
d)    Locutor, locutário e interlocutores
e)     Variedade linguística, variedade padrão, variedade não padrão e gíria

6 – Elabore um quadro resumo com as características das cantigas trovadorescas.
7 – Cite as características do Classicismo.
8 - O que foi Barroco?
9 - Cite os aspectos identificados na produção literária do Barroco Português.
10 - Gregório de Matos cultivou 3 vertentes da poesia lírica. Cite-as.

Leia o texto:


A Christo S. N. Crucificado estando o poeta na última hora de sua vida.

Meu Deus, que estais pendente em um madeiro,
Em cuja lei protesto viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme, e inteiro.

Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minh vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai manso Cordeiro.

Mui grande é vosso amor, e meu delito,
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.


11. No poema anterior, como em vários outros da lírica religiosa de Gregório de Matos, o poeta explora algumas ambiguidades inerentes à doutrina católica. Assinale a alternativa correta quanto à presença dessa característica no poema.
a) O eu-lírico manifesta sua desconformidade com a doutrina católica, protestando contra o fato de ter de viver na "lei de Deus" (primeira estrofe).
b) O eu-lírico confia no perdão divino, escudado no argumento de que o pecado, por maior que seja, é finito, enquanto o amor de Deus é, necessariamente, infinito (terceira e quarta estrofes).
c) O eu-lírico, descontente com a própria sorte, é cético quanto à possibilidade de que Jesus interceda, no momen­to crucial de sua morte, em seu favor (segunda estrofe).
d) O eu-lírico argumenta em favor de si mesmo ao recordar que a razão o leva a acreditar em Deus, mas a emoção, em conflito, leva-o a descrer e a pecar, e) O eu-lírico é irônico ao considerar "santa" a lei de Deus, e afirma que, apesar dela, morrerá fiel aos seus próprios princípios (primeira estrofe).

 12 - Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) O Barroco apresenta como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca vincula-se à Contra-Reforma.
e) O Barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipér­boles e de metáforas.

13 -  Assinale a alternativa incorreta.
a) O Cultismo, ou Gongorismo, é a vertente barroca voltada para as imagens, a manipulação verbal, a ornamentação estilística.
b) O Conceptismo é a vertente barroca voltada para o jogo de idéias, a argumentação sutil que visa a convencer pelos recursos da lógica.
c) A linguagem cultista tende ao rebuscamento, ao preciosismo, pelo acúmulo de figuras (metáforas, antíteses, hipér­boles, sinestesias, hipérbatos, quiasmos, anáforas etc.).
d) A linguagem conceptista é menos rebuscada que a gongórica, volta-se mais para o conteúdo das palavras, para a essência de sua significação.
e) Cultismo e Conceptismo são pólos opostos do Barroco e tendem a ser mutuamente excludentes.

14- Leia o trecho de um sermão, do Padre António Vieira:

Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda parte e a toda a natureza? O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Compara Cristo, o pregar e o semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte.

O objetivo do autor é:
a) destacar que a naturalidade - propriedade da natureza pode tornar mais claro o estilo das pregações religiosas.
b) salientar que o estilo usado na igreja, naquela época, não era afetado nem dificultoso.
c) argumentar que a lição de Cristo é desnecessária para os objetivos da pregação religiosa.
d)mostrar que, segundo o exemplo de Cristo, pregar e semear afetam o estilo, porque são práticas inconciliáveis.

15- Assinale a alternativa verdadeira sobre Pe. Vieira e sua obra:
a) Representa o abrasileiramento do estilo barroco pela incorporação de tupinismos, termos africanos e do falar coloquial à sua obra.
b) Afastou-se totalmente do Cultismo ou Gongorismo, atitude que radicalizou a partir do Sermão da Sexagésima.
c) Defendeu o Conceptismo, o primado da ideia, dos argumentos, da "palavra de Deus" sobre o malabarismo verbal e sobre o preciosismo estéril.
d) Como jesuíta, concentrou-se nos temas místi­cos: a devoção mariana, a elevação espiritual, o afastamento das questões mundanas.

16 - Assinale o item verdadeiro sobre a poesia de Gregório de Matos.
a) Escreveu somente poesias satíricas.
b) Satirizou duramente os ricos e os poderosos, mas defendeu os pobres e os oprimidos da sociedade baiana e brasileira.
c) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas notabilizou-se na poesia satírica.
d) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas só a poesia satírica possui qualidades literárias.

17 - (UFAC/2007) O Arcadismo brasileiro surgiu por volta de 1700, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa, só não se pode afirmar que
a) Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas.
b) Apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.
c) Legou a nós os poemas de feição épica Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão e O Uraguai, de Basílio da Gama, no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
d) Teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa.




18 - Ao caracterizar a poesia de Bocage (1765-1805), o Professor Massaud Moisés afirma:

 “A primeira fase, ou maneira, da poesia bocageana  marca-se pelo influxo maior das regras e  convenções trazidas pelo neoclassicismo arcádico,  sintetizadas no culto do Fingimento e da  Dependência [...] Então, amargando amores  infelizes, o poeta cerca-se de imagens mitológicas  e clássicas, numa flagrante transposição de seus  infortúnios.” (MOISÉS, Massaud.  A Literatura  Portuguesa. 29. ed. São Paulo: Cultrix, 1988.  p.  130)

Considerando o conjunto de características  apresentadas pelo Professor Massaud Moisés, os  versos que correspondem à primeira fase de  Bocage são:


(A)  “Ó retrato da morte, ó Noite amiga / Por
cuja escuridão suspiro há tanto! / Calada
testemunha de meu pranto, / De meus
desgostos secretária antiga!”

(B)  “Quando à que me rendeu jurava ufano /
Gostar por ela do funéreo instante, / Dizia a
doce amada ao terno amante: / ‘Inália
morrerá se morre Elmano!’ ”

(C)  “Aos olhos meus, de prantear cansados, /
Cansados de velar, teu vôo inclina; / E vós,
sonhos d’amor, trazei-me Alcina, / Dai-me a
doce visão de seus agrados:”

(D)  “Vagueava o meu bem num ermo agreste, /
Onde o mocho agoureiro se carpia
[lamentava], / Não tão meiga e gentil como
algum dia, / Mas inda conservava um ar
celeste:”


19 - Considere as afirmativas abaixo, referentes ao Arcadismo brasileiro:
I. A natureza adquire um sentido de simplicidade, verdade e harmonia, impondo-se como modelo para a realização do ser humano.
II. A vinculação ao mundo natural se dá através de uma poesia de caráter pastoril.
III. Defende-se a imitação da simplicidade dos autores clássicos, que produziram suas obras na  Antiguidade Greco-Romana e no Barroco.
IV. Há uma forte ligação com a Inconfidência Mineira, pelo fato de poetas como Cláudio Manuel da Costa e Tomás António Gonzaga terem se envolvido na rebelião contra a metrópole.
V. Os poetas enfatizam a subjetividade, pois estavam convencidos de que deviam expressar em seus textos sentimentos intensos, passionais e impulsivos.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) I e III, apenas.
b) I, III, IV e V, apenas.
c) II e V, apenas.
d) I, II e IV, apenas.


20 – (UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopéia.
a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)
d)  “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)

(ANHEMBI)

“A novidade veio dar à praia
na qualidade rara de sereia
metade um busto de uma deusa maia
metade um grande rabo de baleia
a novidade era o máximo
do paradoxo estendido na areia
alguns a desejar seus beijos de deusa
outros a desejar seu rabo pra ceia
oh, mundo tão desigual
tudo tão desigual
de um lado este carnaval
do outro a fome total
e a novidade que seria um sonho
milagre risonho da sereia
virava um pesadelo tão medonho
ali naquela praia, ali na areia
a novidade era a guerra
entre o feliz poeta e o esfomeado
estraçalhando uma sereia bonita
despedaçando o sonho pra cada lado”
(Gilberto Gil – A Novidade)

21 - Gilberto Gil em seu poema usa um procedimento de construção textual que consiste em agrupar idéias de sentidos contrários ou contraditórios numa mesma unidade de significação. A figura de linguagem acima caracterizada é:

a) Metonímia.
b) Paradoxo.
c) Hipérbole.
d) Sinestesia.


22 - (UFPE) Nos enunciados abaixo, a palavra destacada NÃO tem sentido conotativo em:
a) A comissão técnica está dissolvida. Do goleiro ao ponta-esquerda.
b) Indispensável à boa forma, o exercício físico detona músculos e ossos, se mal praticado.
c) O melhor tenista brasileiro perde o jogo, a cabeça e o prestígio em Roland Garros.
d) Sob a mira da Justiça, os sorteios via 0900 engordam o caixa das principais emissoras.

23 - Identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:
a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro Alves)
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor.
c) Amou daquela vez como se fosse máquina. (Chico Buarque)
d) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente.
e) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro.
f) Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor!
g) Já lhe disse isso um milhão de vezes
h) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!”
i) O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa)
j) A Amazônia é o pulmão do mundo.

24 -  Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:
a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (emergem - imergem)
b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção)
c) Já era decorrido um _______ que ela havia partido, (lustre - lustro)
d) O prazo já estava _______ (prescrito - proscrito);
e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido).

25-  Marque a frase que se completa com o segundo elemento do parênteses:
a) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem)
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos ________ (consertos - concertos)
c) A ditadura _________ muitos políticos de oposição; (caçou - cassou)
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante)
e) O juiz _________ expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente).

26-  Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:
a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas)
b) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu)
c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou)
d) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava)
e) Quando foi realizado o último ________ ? (censo- senso).

27 -  Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses:
a) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico)
b) No Brasil é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação)
c) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso)
d) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo)
e) O balão, tremelizindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).

28-  (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não ocorre nenhuma silabada:
a. Eis aí um protótipo de rúbrica de um homem vaidoso.
b. Para mim a humanidade está dividida em duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c. Os arquétipos de iberos são mais pudicos que se pensa.
d. Nesse ínterim chegou o médico com a contagem de leucócitos e o resultado da cultura de levêdos.
e. Ávaro de informações, segui todas as pegadas do éfebo.

29- (FGV-RJ) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau
b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás
c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço
d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão
e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo

30- Complete as lacunas com a expressão correta (entre parênteses):
“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a _______ (área - aria);

a) cervo – cartuxos – área;
b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área;
d) servo – cartuchos – área;
31 -.O __________ (emérito-imérito) causídico ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava na __________(eminência-iminência) de escapar da prisão:

a) emérito – delatou – iminência;
b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência;
d) imérito – delatou – iminência;

32 - Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):

“Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”

a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;
d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.

33 -  Leia as frases abaixo:
1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com Alfredo.

34 - Escolha a alternativa que oferece a seqüência correta de vocábulos para as lacunas existentes:
a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .

35-  Indique a alternativa que contém a seqüência necessária para completar as lacunas abaixo:
“A ______ de uma guerra nuclear provoca uma grande _______ na humanidade e a deixa _______com relação ao futuro da vida na terra.”

a) espectativa – tensão – exitante;
b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante;
d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.

36 -  Complete corretamente as lacunas:
“O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;

a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrações – conserto;
e) tráfico – infrações – infrações – concerto.

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